Desenvolver ao máximo o próprio potencial, sem barreiras de género, porque o bem-estar nasce sobretudo da igualdade de oportunidades e do respeito: esta é a mensagem e o objectivo de Polti, empresa líder no setor de pequenos eletrodomésticos para aplicações de vapor e histórico patrocinador do mundo do ciclismo, que este ano será o patrocinador da camisola Rosa do Giro de Itália feminino, apresentado hoje em Milão.

 

  A primeira edição, sob a marca RCS Sports, da corrida por etapas dedicada às melhores atletas femininas do ciclismo internacional terá início a 7 de julho em Brescia e terminará em L'Aquila a 14 de julho. Uma corrida que, com quase doze mil metros de desnível, um contrarrelógio individual, duas etapas planas, três etapas de média montanha e duas etapas de alta montanha com duas chegadas ao cume, não tem nada a invejar, em termos de espetacularidade e esforço, à sua congénere masculina.

 

 

Francesca Polti, Presidente e Directora-Geral do Grupo Polti, considerou natural associar-se ao patrocínio da Camisola Rosa feminina, o símbolo por excelência do Giro d'Italia.

Para alguém cuja missão sempre foi fazer com que as pessoas se sintam bem em sua própria casa, fazer com que as pessoas se sintam bem também através do desporto significa combinar a paixão com os valores que defende constantemente: "É uma honra ter o meu apelido - e a nossa marca - num símbolo tão prestigiado, que representa uma aspiração, uma escolha coerente com os valores da nossa empresa", declarou Francesca Polti, à frente de uma empresa internacional onde mais de 60% dos funcionários são mulheres. O empoderamento das mulheres é um valor que Francesca leva adiante dentro da empresa, mas também externamente como Vice-Presidente da Confindustria Como, responsável pelas Relações Industriais, Segurança Social, Bem-estar e Pessoas. "Reconhecer a igual dignidade das mulheres no sacrifício e no empenho, tanto no mundo profissional como no desportivo, é agora mais essencial do que nunca", continua Francesca Polti. A promoção do respeito e da inclusão sempre fez parte do nosso ADN. A apresentação da camisola no dia 8 de março reforça ainda mais esta mensagem, contribuindo para a quebra de barreiras de género, como confirmação da mudança cultural em curso e uma maior consciência da necessidade inquestionável de todos nós continuarmos neste caminho.

 

 

 A Camisola Rosa é, portanto, uma opção de continuidade com os seus valores e o símbolo de uma aspiração, de um sonho, como o de Alfonsina Strada, a primeira ciclista feminina a participar no Giro d'Italia masculino em 1924, e a quem Este ano é dado o nome à subida mais alta da corrida, o Blockhaus.

Alfonsina Strada foi a primeira a quebrar as barreiras de género no ciclismo italiano, tornando-se uma figura lendária e inspirando muitas mulheres a perseguir os seus sonhos no mundo do desporto, e este é também o objetivo que Polti pretende alcançar, colocando a igualdade de oportunidades e o respeito em primeiro lugar.